More
    Você está em:MIX NewsPacientes em tratamento no SUS-BH tem direito a Vale Transporte de Sáude

    Pacientes em tratamento no SUS-BH tem direito a Vale Transporte de Sáude

    Proposto e aprovado pela Câmara, já está disponível o Vale Transporte de Saúde, destinado aos pacientes em tratamento no SUSBH.

    Garantido graças ao sistema eletrônico do BHBUS Inclusão Social, o passe livre tem como objetivo facilitar o deslocamento dos usuários, em especial os oncológicos, que necessitam realizar consultas e procedimentos médicos no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Tal benefício inclui todo o percurso do enfermo, de ida e volta do caminho entre a residência e o hospital, durante as fases do tratamento médico em questão

    Projeto Bh 124 anos_Avenida Cristiano Machado – Foto: Abraao Bruck CMBH

    Ainda, a gratuidade no transporte público também poderá ser estendida, caso necessário, para o acompanhante do paciente em tratamento de câncer. 

    Demais condições para o uso da gratuidade devem ser levadas ao conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB). 

    Divulgação: CMBH

    Aos interessados em solicitar o Vale Transporte, acesse o Portal de Serviços na Prefeitura de Belo Horizonte, e preencha o formulário disponibilizado, junto às informações emitidas pela equipe assistencial do hospital de referência do paciente. 

    Vale ressaltar que o benefício deve ser renovado a cada três meses.

    ***

    • Outros benefícios

    E o passe livre não está disponível apenas aos pacientes em tratamentos oncológicos, já que a Câmara instituiu outros benefícios à população, relacionados ao transporte público na capital mineira.

    Entre os destaques está o passe livre integral para estudantes mediante o percurso entre residência–escola–residência. E podem usufruir deste direito alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que moram a, no mínimo, 1 quilômetro da instituição de ensino.

    Divulgação: CMBH

    A gratuidade nos ônibus também está sendo concedido às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, para que possam se deslocar em segurança de suas residências, até os pontos de acolhimento designados.

    Todas estas concessões não estavam previstas no projeto originalmente proposto pelo Executivo, tendo sido incluídas graças aos esforços da Câmara, por meio de emendas de origem parlamentar.

    Divulgação: CMBH

    E já tendo completado 100 dias desde a sua aprovação, mudanças significativas começaram a fazer justiça nos ônibus, como a manutenção do preço da passagem em R$ 4,50, o aumento da oferta de viagens, a conservação e a limpeza dos veículos, além da implantação e uso do ar condicionado em toda a frota.

    Para mais informações, acesse o site da Câmara.

    ÚLTIMOS POSTS